Cuide do seu Pão

Devido à lenta e cuidada fermentação das nossa massas e ao seu alto teor em fibra, os nossos pães aguentam-se frescos durante mais tempo do que os seus “parentes” mais “industrializados”. No entanto, qualquer pão 100% natural enfrenta a cientificamente chamada “retrogradação do amido”, que vai enrijecendo o pão até este se tornar ressesso.

Existem, contudo, várias maneiras de contornar esta situação:

  • Congelar o pão, por exemplo já cortado em fatias individuais, interrompe a “retrogradação do amido”, impedindo que fique ressesso. Quando necessário basta tirar quantas fatias quiser do congelador e torrar ou esperar que descongele para degustar o pão como fresco;
  • Fazer torradas, tostas mistas, sandes ou qualquer técnica que aqueça o pão acima de 60ºC, vai inverter a “retrogradação”, tornando o pão tenro e fresco novamente.
  • Cozinhar o pão, elaborando desde migas a açordas e ensopados, é também uma deliciosa e tradicional maneira de comer pão com vários dias.

Por último, caso queira deixar o seu pão à temperatura ambiente, poderá optar por guarda-lo na tradicional caixa do pão, que retarda a perda de humidade permitindo ao mesmo tempo que o pão respire. Caso não tenha uma, pode simplesmente colocar o pão sobre uma tábua com a face do miolo para baixo e um pano por cima.


A blog about Wordpress design, development , Software and inspiration Largest Online Shopping and Fashion Network