Pão Verdadeiro

O pão é um dos principais componentes de uma alimentação saudável e equilibrada. Trata-se de um alimento imprescindível consumido pela espécie humana desde há mais de 10.000 anos.

Um bom pão é expressivo, invade-nos os sentidos e capta a nossa atenção. O que nos atrai ao seu aroma é algo de inato que traduz um mundo que cresceu graças a este grande alimento.

O pão GLEBA distingue-se de todos os outros pelas seguintes vantagens:

  • A nossa farinha é moída em mós de pedra que impedem o aquecimento do grão, tornando-a mais nutritiva e saborosa.
  • O nosso pão é fermentado lentamente com massa velha, durante cerca de 24 horas onde, para além de leveduras, estão presentes bactérias lácticas. Neste processo, graças à fermentação natural, o pão torna-se mais fácil de digerir, nutritivo e saboroso. As proteínas que compõem o glúten, que são para muitas pessoas difíceis de digerir, são degradadas pelos microorganismos, facilitando a sua digestão e biodisponibilidade. O aroma é complexo como o de um bom vinho, com uma ligeira acidez, resultante da fermentação natural.

  • Os cereais que usamos para produzir o nosso pão são comprados a pequenos agricultores por um preço justo e resultam de um tipo de agricultura sustentável. As variedades de cereais que usamos são variedades antigas que nos dias de hoje são muito raras pela sua pouca produtividade e pouca tolerância a agriculturas de tipo intensivo. No entanto, o impacto destas variedades no meio ambiente é menor e o seu sabor superior e mais complexo do que as suas sucessoras modernas.
  • O nosso pão tem uma crosta escura e crocante, resultado da utilização de farinhas com alto teor de gérmen e farelo e de uma fermentação prolongada. Durante este processo, as proteínas e hidratos de carbono presentes na farinha são convertidas em compostos mais pequenos e fáceis de digerir que reagem entre si nas chamadas reacções de Maillard, responsáveis pela deliciosa cor e aroma exibidas no nosso pão. As leveduras industriais que fermentam a grande maioria dos pães não fazem essa degradação das proteínas dos cereais, dando origem a pães mais esbranquiçados, com menos sabor e sem personalidade.

  • As nossas massas definem-se por uma consistência mais líquida, requerendo mais trabalho. É uma escolha consciente que garante uma hidratação mais completa do amido presente no pão, tornando-o mais digerível e saudável. A textura do miolo fica mais leve e macia e a crosta mais fina e estaladiça.
  • O nosso processo é mantido o mais artesanal possível. Cada pão é dividido e tendido à mão com o cuidado e sensibilidade que só a mão humana proporciona. Posteriormente é fermentado em cestos de vime forrados com pano de linho cru, produzidos exclusivamente à mão por experientes artesãos Barcelenses.

Desde a moagem da farinha num moinho produzido no concelho de Santarém, à cozedura num forno construído em Águeda, passando pela amassadura numa amassadeira produzida em Lourel, ao descanso em cestos de Barcelos, fizemos questão de garantir que tudo, desde os equipamentos à matéria-prima, é verdadeiramente português

A blog about Wordpress design, development , Software and inspiration Largest Online Shopping and Fashion Network