Pão Verdadeiro

O pão é um dos principais componentes de uma alimentação saudável e equilibrada. Trata-se de um alimento imprescindível consumido pela espécie humana desde há mais de 10.000 anos.

Um bom pão é expressivo, invade-nos os sentidos e capta a nossa atenção. O que nos atrai ao seu aroma é algo de inato que traduz um mundo que cresceu graças a este grande alimento.

O pão GLEBA distingue-se de todos os outros pelas seguintes vantagens:

  • A nossa farinha é moída em mós de pedra que impedem o aquecimento do grão, tornando-a mais nutritiva e saborosa.
  • O nosso pão é fermentado lentamente com massa velha, durante cerca de 24 horas onde, para além de leveduras, estão presentes bactérias lácticas. Neste processo, graças à fermentação natural, o pão torna-se mais fácil de digerir, nutritivo e saboroso. As proteínas que compõem o glúten, que são para muitas pessoas difíceis de digerir, são degradadas pelos microorganismos, facilitando a sua digestão e biodisponibilidade. O aroma é complexo como o de um bom vinho, com uma ligeira acidez, resultante da fermentação natural.

  • Os cereais que usamos para produzir o nosso pão são comprados a pequenos agricultores por um preço justo e resultam de um tipo de agricultura sustentável. As variedades de cereais que usamos são variedades antigas que nos dias de hoje são muito raras pela sua pouca produtividade e pouca tolerância a agriculturas de tipo intensivo. No entanto, o impacto destas variedades no meio ambiente é menor e o seu sabor superior e mais complexo do que as suas sucessoras modernas.
  • O nosso pão tem uma crosta escura e crocante, resultado da utilização de farinhas com alto teor de gérmen e farelo e de uma fermentação prolongada. Durante este processo, as proteínas e hidratos de carbono presentes na farinha são convertidas em compostos mais pequenos e fáceis de digerir que reagem entre si nas chamadas reacções de Maillard, responsáveis pela deliciosa cor e aroma exibidas no nosso pão. As leveduras industriais que fermentam a grande maioria dos pães não fazem essa degradação das proteínas dos cereais, dando origem a pães mais esbranquiçados, com menos sabor e sem personalidade.

  • As nossas massas definem-se por uma consistência mais líquida, requerendo mais trabalho. É uma escolha consciente que garante uma hidratação mais completa do amido presente no pão, tornando-o mais digerível e saudável. A textura do miolo fica mais leve e macia e a crosta mais fina e estaladiça.
  • O nosso processo é mantido o mais artesanal possível. Cada pão é dividido e tendido à mão com o cuidado e sensibilidade que só a mão humana proporciona. Posteriormente é fermentado em cestos de vime forrados com pano de linho cru, produzidos exclusivamente à mão por experientes artesãos Barcelenses.

Desde a moagem da farinha num moinho produzido no concelho de Santarém, à cozedura num forno construído em Águeda, passando pela amassadura numa amassadeira produzida em Lourel, ao descanso em cestos de Barcelos, fizemos questão de garantir que tudo, desde os equipamentos à matéria-prima, é verdadeiramente português

A blog about Wordpress design, development , Software and inspiration Largest Online Shopping and Fashion Network

logo_400Informação

Informamos os nossos estimados clientes que estaremos FECHADOS na próxima segunda e terça (20 e 21 de Maio) para manutenção. Dia 22 voltaremos a abrir como habitualmente.

Muito obrigada pela vossa compreensão,

Gleba


Information

We inform our esteemed clients that we will be CLOSED next Monday and Tuesday (May 20 and 21) for maintenance. Day 22 we will reopen as usual.

Thank you for your understanding,

Gleba